Colônia Solidária

Solidaria 2


ou, em breve,

doar presentes

A Colônia Solidária

Todo final de julho cerca de 80 crianças de três comunidades carentes de São Paulo se encontram em um lugar mágico, onde um grupo de jovens engajados propõe atividades com músicas, passeios, danças, atividades manuais e muito contato com a natureza, criando um vínculo e experiência especial com as crianças.

Durante estes mais de 10 anos de atividade recebemos respostas muito positivas por parte das instituições parceiras e estamos conscientes que ajudamos no desenvolvimento destas crianças ao oferecer um ritmo saudável, um lugar seguro e lúdico e, acima de tudo, uma oportunidade de brincar livremente e ter contato com a natureza, lembrando a frase de Arquimedes:

“Brincar é condição fundamental para ser sério”.

Como colaborar?

Para os jovens estamos super abertos para aqueles que quiserem fazer parte do nosso grupo de monitores, é só aparecer nas reuniões, aconselhamos o curso de monitores também, e mostrar que têm o perfil e força de vontade necessários para esta tarefa que não é nada fácil.

Para os mais velhos é importante ressaltar que temos que mobilizar um volume de doações bastante significativo para prover estadia, comida, transporte e materiais de atividades para o numero grande de crianças e jovens (impressionante quanto se come)!

Já temos alguns parceiros de longa data aos quais somos muito gratos como o Espaço Araucária, famílias de escolas Waldorf e muitos outros apoiadores que possibilitaram este impulso ao longo dos anos. Nossos sinceros agradecimentos!! Através desses parceiros, conseguimos a doação do Espaço Araucária para a semana da colônia e o equivalente a 14 mil reais em alimentos não perecíveis (dados de 2015)  mas ainda falta!

Então valores arrecadados pelo site serão principalmente utilizados para custear:

– Aluguel de ônibus

– Alimentos perecíveis

– Gastos locais (cozinheiras e outros)

Selecionamos uma série de brindes para aqueles que quiserem colaborar, para mais informações por favor entrar no link:

camiseta 1
A imagem da camiseta da colônia feita com algodão orgânico, cultivado em regime de agricultura familiar e costurada em uma cooperativa na Paraíba

Nossa Proposta

O trabalho nas Colônias Araucária e Férias Solidárias nasce da vontade de plantar uma semente de confiança na força interior de cada criança, para que ela possa acreditar no seu poder de atuação no mundo. Por isto tentamos:

» Buscar uma convivência construída nos princípios da paz, comunhão
» Oferecer um ambiente para uma integração respeitável com a natureza
» Proporcionar um espaço social para uma convivência harmoniosa, nos ritmos saudáveis para o desenvolvimento humano
» Vivenciar oficinas de arte, teatro, música, brincadeiras ao ar livre, danças circulares e histórias
» Oferecer alimentação saudável
» Realizar uma celebração dominical

Atividades e Ritmo do dia

Um ritmo saudável e apropriado para as crianças esta na base da proposta desta colônia de férias. As crianças são acordadas todos os dias pelos monitores cantando as 7:15 da manhã e seguem horários de alimentação, descansos  e atividades bem definidos por toda a semana. Essas são algumas das atividade que as crianças fazem durante sua estadia na Colônia Araucária e Férias Solidárias.

-Música
camiseta 3A música cantada acompanha a criança durante a maior parte do tempo dando ritmo às atividades. As crianças são despertadas por seus monitores com musicas próprias para o novo dia. No inicio e término de cada refeição também. E no caramanchão e na reunião da noite, onde toda a colônia se encontra, há músicas do repertório popular brasileiro e também de outros povos, acompanhadas por instrumentos musicais.

-Caminhadas
Na região existem inúmeras opções de passeios belíssimos, que as crianças juntamente com seus monitores têm o privilégio de desbravarem diariamente. Em um dia muito especial a colônia toda sai para o chamado “Passeio Grande”, para fazerem um piquenique juntos. É uma caminhada de intensidade médio-baixa, que nos revela paisagens grandiosas e vivencias marcantes no contato com a natureza.

-Danças
Um momento muito esperado do dia. Em círculo, ao som dos instrumentos, vamos de mãos dadas dançar antigas e novas cirandas, também danças folclóricas de outros países como Alemanha, Israel, Holanda, Itália e Austrália.

-Atividades manuais:
Quanta coisa bonita as crianças são capazes de fazer! Com a orientação de um
monitor, a criança descobre as habilidades das próprias mãos, que dão vida há
objetos simples!

O Local

camiseta 2O sítio onde a Colônia Araucária acontece é um local rústico e confortável. Onde todo o vale proporciona uma vivência rica para a criança. Pode se dizer que todo o Vale faz parte de um “Mundo Sadio”, onde não há razão para se ter medos ou receios, e onde a fantasia da criança pode aflorar livremente.

Existe uma vivência com os animais, carneiros, vacas, galinhas, gansos, etc., proporcionada pelas fazendas vizinhas, que também proporcionam lindos passeios, como por exemplo, gruta dos anões, gruta das andorinhas (que é “transpassada” por uma belíssima cachoeira), Cachoeira dos pintos (um tobogã natural na rocha), e Sítio Nuvem Branca. Além da Casa Principal, que abriga o refeitório, cozinha e 2 dormitórios na parte superior, o sítio possui 6 chalés que se transformam em verdadeiros lares para as crianças durante a colônia.

Os Monitores, jovens de 15 anos em diante e seus ajudantes, são responsáveis por uma turma, dormindo no mesmo quarto com as crianças. São como pai e mãe ao mesmo tempo, agindo como um ponto de apoio para todas elas. Cuidam que elas se vistam direito, tomem banho quente, arrumem o dormitório, participem dos passeios, dos jogos, e das atividades em grupo. O monitor sempre sabe onde estão os seus “pupilos”.

Em linhas gerais, os grupos são divididos por sexo e idades:
» Os Grandes e as Grandes, de 13 a 14 anos
» Os Médios e as Médias, 11 a 12 anos
» Os Pequemédios e as Pequemédias, de 9 a 10 anos.
» Os Pequenos e as pequenas, de 7 a 8 anos

 


ou, em breve,

doar presentes